Artistas Residentes


-->

A Liberdade Provisória tem vários artistas e estruturas a trabalharem no seu espaço quer como atelier, escritório de produção ou sala de ensaios, de forma a que os artistas tenham condições para criarem o seu trabalho diariamente no nosso espaço.
 

ANDRÉ AMÁLIO  tem vindo a desenvolver trabalho nas áreas da performance e teatro experimental e contemporâneo. No seu trabalho o pessoal e autobiográfico são sujeitos à luz da história, desenvolvendo uma investigação dentro do pósmodernismos e do altermodernismo, utilizando o texto, o movimento, o corpo e o vídeo para criar trabalhos que são ousados e comoventes. Recentemente tem pesquisado e criado espectáculos à volta de temas como a vida quotidiana e da identidade. Cria espectáculos a solo e em colaboração como parte da companhia Inprocess Collective – IC sediada em Londres. É o director artístico do projecto Liberdade Provisória em Lisboa.


COLIN GINKS artista plástico participou em exposições individuais e coletivas em NYC e Virginia, EUA, Lisboa e o Reino Unido. Também é escritor de romances, com várias obras e contos publicados. Organiza festas queer, antes em NYC e agora em Lisboa. No seu jantar de sonho, convidava António Variações, Matthew Barney, Jack o Estripador, e Eva Braun.

DAVID LOPES Nasce em Lisboa no 1º dia de Fevereiro de 1980. Passa os primeiros 18 anos da sua existência em Parede e arredores. Faz fotografia no ar.Co (Lisboa) nos últimos anos do passado milénio . Em 2001 muda-se para o Reino Unido onde estuda New Media na UWE (Bristol), fotografia no Filton College (Bristol) e fotojornalismo no LCC (London College of Comunication).Farto do cinzento do céu e com saudades do cheiro a mar muda-se para Barcelona em 2006 onde estuda cine-documental no Observatorio de Cine. Ao longo destes anos trabalha como fotógrafo freelance nas áreas de teatro, música, novo-circo , documentário, etc. Paralelamente realiza projetos mais pessoais. Expõe individualmente e com outos artistas em Inglaterra, Espanha, Portugal.Na imagem em movimento co-realiza, em Barcelona, o documentário "Tinta de Humo". Ainda esconde na manga uma série de outros projetos documentais.Nos últimos anos passa por Cabo Verde, Marrocos e China. No inicio de 2012 volta a fazer a mochila e atravessa o Oceano Atlantico até ao Brasil.Segue-se Equador e Colombia, seis meses em transito ao sabor do acaso á procura de novas gentes e imagens. Chega a Lisboa no principio do verão onde "estaciona" provisoriamente no Liberdade Provisória!

ÉLODIE DURAND é ilustradora e escritora de banda desenhada. Diplomada da Université Paris VIII e da escola des Arts Décoratifs de Estrasburgo, ela recebe em 2003 o DNSEP Comunicação «ilustração». Desde então trabalha para revistas infantis e para a edição dirigida para um público jovem: contos, pequenas obras filosóficas, documentários, romances e álbuns. Em 2007, ela é acolhida como residente  na maison des auteurs de Angoulême. As suas primeiras obras foram publicadas em álbuns coletivos e em 2010 completou a sua primeira grande narrativa na banda desenhada «La Paranthése» nas edições Delcourt que recebeu vários prémios, entre os quais o Le Fauve d’Angoulême prémio revelação 2011. Depois de alguns anos a morar em Estrasburgo, ela muda-se para Lisboa e instala-se na Liberdade Provisória em 2012. 


INÊS AZEVEDO estudante de psicologia e criadora da marca iquantascores®. A vontade de criar sempre esteve presente, e a inspiração foi conduzindo a procura do domínio onde pudesse explanar essa motivação. A iquantascores® surgiu em 2007 e dedica-se à produção de acessórios de moda em tecido, num estilo personalizado pautado pela mistura de cores e padrões, com um toque romântico. As peças criadas são únicas e com uma identidade própria, concedendo uma forte sensação de exclusividade e originalidade a quem as utiliza.

 
JOÃO PEDRO LOMELINO nasceu em Lisboa em 1975. Desde cedo se interessou por arte, e essa curiosidade levou-o a experimentar, a fazer e a ver o mundo de uma forma própria. É licenciado em Design e Produção Gráfica pelo Instituto Superior de Educação e Ciências,  frequentou o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes e o curso de Serigrafia da Galeria Diferença. Desde 2007 expõe trabalhos de serigrafia, pintura, fotografia e agora de colagem.


PEDRO MASSENA nasce em Lisboa no ano de 1989. Artista plástico é estudante no terceiro ano de Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa tendo estado um semestre a estudar na Academia de Belas Artes de Veneza. Participou em exposições colectivas em Lisboa e Ericeira. No trabalho que desenvolve lida com temas como a pobreza ou a indulgência do corpo humano, entendendo-os não como tema prévio ou exterior ao processo criativo. Tendo como base explorativa e fim predominante a Pintura e o Desenho, trabalha também em vídeo e escrita.


SABRINA MARQUES (Paris, 1988) Frequentou o curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, e é finalista da licenciatura em Ciências da Comunicação, da Universidade Nova de Lisboa, na vertente de Cinema e Televisão. Enquanto dirigente associativa, programou actividades no âmbito do cinema. Participou em diversos projectos experimentais de vídeo, fotografia e teatro. Realizou o documentário "Frágil" (2010) e encontra-se a preparar a ficção "O Eremita". Entre outras publicações, colaborou com a Rádio Zero, com a revista Rua de Baixo, e com a revista Undercurrent. Mantém o blog Czaradox.


SUSANA ALVES mostrou desde sempre bastante interesse pelas artes plásticas tendo criada a sua marca de acessórios de moda "Bokwus" em 2004. É formada em Biologia e foi em 2010 que decidiu deixar os répteis e anfíbios para trás para se dedicar a 100% à sua verdadeira paixão a cerâmica plástica. www.facebook.com/pages/Bokwus/211940660960

TERESA ADÃO DA FONSECA, Licenciada em Design Gráfico e de Comunicação pelo ESAD, Porto, com Pós-Graduação em Design pela BAU, Barcelona.
Foi discípula da Artista e Pintora Mónica Baldaque, cujas aulas de pintura frequentou durante alguns anos e desde cedo participa em exposições colectivas de Pintura e Ilustração. 
Termina em 2012 o curso em Ilustração pela Sociedade de Belas Artes de Lisboa. 
Neste momento trabalha em pintura e ilustração, fazendo parte de alguns colectivos artísticos e tem grande interesse pela área da educação e da formação integral e personalizada, coordenando, atualmente, actividades de Pintura e de sensibilização para as Artes para crianças e jovens.


TEREZA HAVLICKOVA começou a sua carreira como bailarina ao completar meu BA Dance Theatre, no Laban Centre em Londres e depois formando-se na Goldsmiths University, em MA Performance Making.  Está particularmente interessada na exploração multidisciplinar do movimento, do texto e de formas visuais, bem como da utilização de material autobiográfico. Trabalhou e estudos com artistas como Graeme Miller, Marie Gabrielle Rotie, Twitchin Mischa, Steve Paxton e trabalhou com Geraldine Pilgrim, Guidi Firenza, Ermini Etta, Furse Anna, Fong Joanne, Morissey Charlie e Ajaykumar. É uma das fundadores da companhia InProcess Collective - IC.