Imprensa

Artigo do €ric D. Clark sobre a Liberdade Provisória


"Liberdade Provisoria" is an absolute must see to anyone living in Lisbon as well as those just visiting. A true taste of what is possible in a time of financial turmoil and a breath of fresh air to those interested in a non subsidized Arts experience...

This is €ric D. Clark reporting from Lisbon for GoSee 

http://www.gosee.de/member/show/id/10280/label/blog#blog  

Artigo do i sobre a Liberdade Provisória

Espaço provisório  André Amálio, um dos quatro directores da Liberdade Provisória, também sabe que o espaço é temporário. "Aliás, por isso é que escolhemos este nome. O andar pertence a uma empresa privada que em breve vai remodelá-lo e vendê-lo." Para já ficar sem tecto não parece ser uma preocupação do colectivo de artistas. "A ideia é continuarmos a dar vida a outros sítios em Lisboa que estão ao abandono", diz André Amálio. "Como este espaço que não estava a ser utilizado. Soubemos disso e surgiu a oportunidade de o alugarmos. Em Janeiro abrimos ao público com uma programação e começámos a alugar ateliês a artistas que queriam trabalhar fora de casa."

"O nosso interesse é misturar pessoas de várias áreas, desde teatro, performance, música ou vídeo", explica o artista plástico João Galrão, outro dos directores da Liberdade Provisória. João partilha o ateliê com o também artista plástico e director do colectivo André Fradique. Na sala ao lado trabalham os músicos Nuno Reis e Beatriz Portugal e em frente fica o laboratório do fotógrafo angolano Délio Jasse. Ao todo são oito artistas residentes, mas o número pode aumentar se o colectivo se expandir para o quinto andar. "Desse convívio surgem projectos interessantes", diz André Fradique que inaugura uma exposição sua na sexta-feira. "Às tantas aquela ideia que era só uma pintura transforma-se numa pintura e num vídeo."Para Joana Craveiro, do Teatro do Vestido, o convívio com artistas de outras áreas também é o mais aliciante. "Mas também tem outras implicações. Todos os artistas querem mostrar o seu trabalho e como as salas são poucas há que gerir isso."

http://www.ionline.pt/conteudo/108832-liberdade-provisoria-sociedade-artistas-ilimitada

 

Artigo da Time Out sobre a Liberdade Provisória

Interdisciplinaridade é a palavra-chave para este pólo onde se juntam artistas plásticos, músicos, companhias de teatro e performers. As mentes criadoras do projecto são João Galrão, André Fradique, Cláudia Brito e André Amálio. “Pretendíamos criar um espaço que juntasse várias áreas, e criasse oportunidade aos artistas de terem ateliês, e não só. Na base da ideia esteve sempre a vontade de fazer concertos, performances e exposições”. Trabalham com a prata da casa e cada um tem as suas funções. João Galrão ocupa-se dos artistas plásticos, os músicos tratam da parte dos concertos e André Amálio da performance. No espaço coabitam ateliês, ocupados por artistas (João Galrão, Edu Pimenta, Aldo Peixinho e Délio Jasse), companhias de teatro (Pedro Gil, Ana Pereira, João Gambino e Teatro do Vestido) e músicos (Beatriz Portugal e Nuno Reis). 

http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=6595

 

 

Artigo da Le Cool sobre a Liberdade Provisória


performance

Amálio vs Amália

Apregoa-se desde logo que o valor de entrada te qualifica como sócio e que este não é apenas uma outra qualquer (simples) sala de espectáculos - é mais do que apenas isso. LIberdade Provisória é uma associação multidisciplinar que assenta no trabalho de um grupo de artistas residentes (eu queria colá-los aqui, mas há uma locomotiva deles) que irão aqui programar, apresentar, criar e formar a todo o largo espectro da produção artística, artes performativas, música, literatura, artes plásticas e visuais e assim sucessivamente sem obstáculos. E é este espaço também. Hoje no Liberdade Provisória aporta o teatro/performance Amálio Vs Amália de André Amálio às 21h30 e o concerto jazz/pop de Beatriz Portugal e João Roque pelas 23h. Vem conhecer as gentes e a sua casa nova.


Crítica de Francisco Marcus à Liberdade Provisória

Há um novo espaço em Lisboa que assenta neste blog como luva.
Uma casa na Avenida da Liberdade com uma quantidade de divisões/ateliers abertas ao público.
Um grupo de Artistas Plásticos que decidiram mostrar as suas criações próprias e abrir uma porta a novos criadores que em conjunto possam trabalhar e remisturar diferentes visões, técnicas e tipos de arte.
Um bar onde se pode pedir desde o chá até ao copo de bom vinho a preços muito agradáveis!
Não parece mentira?
Pois parece. Mas não é!
André Amálio, André Fradique, Cláudia de Brito e João Galrão tomam o papel de dirigir este espaço, onde a Arte acontece. De forma provisória ousaram alugar uma casa enorme, entenda-se que enorme é mesmo o termo certo, para poderem mostrar os seus trabalhos e ao mesmo tempo criar uma relação mais próxima entre público observador e novos artistas! Desta forma criaram nesta casa uma teia de aranha artística que se liga entre cada um dos ateliers que existem na Liberdade Provisória onde têm uma diversificada programação que passa desde performances de teatro, música e dança, além dos trabalhos expostos ao longo da casa. O que é mesmo bom é poder-se falar com os próprios artistas que apreciam o feedback do público com especial interesse enquanto se beberica qualquer coisa da cozinha transformada em bar de modo genial.
É necessário começarem a existir espaços assim num momento onde o abandono de casas é cada vez maior e deixado ao cuidado de alguém que possivelmente estará de férias prolongadas nas câmaras municipais.
E, em vez de imaginar como poderia ser um espaço destes mais vale passar lá! O convite está feito!
Liberdade Provisória – Av.da Liberdade 220, 2º e 3º andar
Citando os Artistas é um espaço feito ‘de e para Artistas’. E sabe bem saber que existem iniciativas assim!




http://taobomqueparecementira.wordpress.com/2011/01/08/liberdade-provisoria/